Enfrentando a dor lombar com autocuidado e fisioterapia
Você sente isso nas tarefas diárias mais simples: abaixar-se para pegar algo do chão, ficar de pé enquanto cozinha o jantar, fazer exercícios.
É a temida “dor lombar”, aquela sensação desconfortável, às vezes debilitante, na parte lombar da coluna, a área que vai da parte inferior da caixa torácica até as nádegas.
Mais de 600 milhões de pessoas no mundo sofrem com isso e esse número deve chegar a quase 850 milhões de casos até 2050, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
À medida que envelhecemos, a dor lombar se torna mais prevalente – o maior número de novos casos a cada ano ocorre em pessoas de 50 a 55 anos. As mulheres tendem a sofrer mais frequentemente de dor lombar do que os homens.
No entanto, pode afetar qualquer pessoa, em qualquer idade, independentemente de a lesão inicial ocorrer durante a prática de esportes, no trabalho ou simplesmente ao levantar da cama pela manhã.
A região lombar é composta por cinco ossos; ao redor deles estão nervos, músculos, tendões, ligamentos e discos intervertebrais. A região normalmente sofre com levantamento de peso considerável diariamente, além de movimento e estresse, o que pode levar a desgastes e lesões.
A dor lombar é sentida de maneiras individuais, mas a maioria de nós lidará com ela em algum momento, seja ela aguda ou crônica.




Além do ajuste traseiro básico
Ao avaliar suas costas, médicos e fisioterapeutas podem associar sua dor a uma condição, doença ou lesão isolada nos músculos ou tendões. Eles também podem mencionar as seguintes condições, que podem se desenvolver com o tempo se você não tratar sua dor nas costas:
Ciática: ocorre quando algo, como um osso ou um disco, pressiona os nervos ciáticos. Os nervos ciáticos são dois dos mais grossos e longos do corpo, cada um começando na base da coluna. A pressão aplicada aqui literalmente causa dor "nos nervos".
Estenose espinhal: É causada pelo pinçamento de raízes nervosas devido à limitação de espaço no canal vertebral. Ocorre principalmente na região lombar e é desencadeada principalmente pelo envelhecimento. Com o passar do tempo, hérnias de disco e esporões ósseos podem causar pinçamento de nervos.
Quando alguém desenvolve estenose espinhal, dor ciática pode surgir logo em seguida.
A presença de ciática – especialmente se a dor se estender aos joelhos – e sinais de compressão da raiz nervosa aumentam os problemas lombares e a possibilidade de consultas médicas, incluindo cirurgia, se não forem tratadas de forma adequada ou rápida o suficiente. Isso deve ser um incentivo para não deixar sua dor sem tratamento.
No entanto, com intervenção precoce, incluindo fisioterapia , é possível ficar sem dor.
O que não fazer para manter as costas saudáveis
Há coisas que você não deve fazer e padrões a evitar para limitar as possibilidades de distensões e entorses musculares que podem desencadear desconforto nas costas, incluindo:
- Ficar sentado por muito tempo – Você já se levantou depois de horas no carro e sentiu as costas rígidas e os primeiros passos estranhos ou dolorosos? Bem, ficar sentado por longos períodos, seja em uma mesa, no carro, no avião ou no sofá, pode causar distensão muscular na região lombar.
- Má postura – Ficar curvado, curvar-se sobre dispositivos ou manter uma postura inadequada ao sentar ou ficar em pé coloca estresse adicional nas costas.
- Carregar mochilas ou bolsas pesadas – Estudantes universitários e profissionais de negócios costumam cometer esse erro. Carregar uma mochila ou bolsa pesada em um ombro cria uma distribuição desigual do peso, causando tensão nas costas e nos ombros .
- Levantamento inadequado – Levantar objetos pesados usando as costas em vez das pernas ou torcer-se ao levantar pode causar distensão nas costas, especialmente se você tiver um trabalho que exija muito trabalho .
- Inatividade – A inatividade enfraquece os músculos que sustentam a coluna. Caminhar ou ir à academia alguns dias por semana pode ajudar a manter a flexibilidade e a força.
- Posições inadequadas para dormir – Dormir de bruços coloca o pescoço em uma posição não natural e a curvatura da coluna pode achatar. Se você dorme de lado, coloque um travesseiro entre as pernas para manter a pélvis, a coluna e os quadris alinhados. Deitar de costas, com um pequeno travesseiro sob os joelhos, é a posição ideal para dormir.
- Aumentando o estresse e a tensão – O estresse emocional pode se manifestar fisicamente, muitas vezes levando à tensão muscular nas costas e agravando a dor existente. Encontre maneiras de relaxar a mente e o corpo, seja com exercícios, meditação, ioga ou outra atividade que você goste.
- Movimentos repetitivos – Participar de atividades constantes sem pausas ou ajustes adequados pode distender os músculos das costas, causando dor adicional ao longo do tempo. Varie um pouco, não importa o que esteja fazendo.
- Fumar – Reduz regularmente o fluxo sanguíneo para a coluna, limitando nutrientes essenciais. Fumar também pode contribuir para a degeneração dos discos intervertebrais.
- Uso excessivo de smartphones – Olhar constantemente para o celular ou tablet pode causar tensão no pescoço e na parte superior das costas , o que pode causar desconforto na região lombar.
Ao estar atento ao que causa tensão nas suas costas e fazer pequenos ajustes, você pode minimizar o risco de dores debilitantes.
A fisioterapia é uma ótima resposta
Em busca de alívio para a dor lombar, muitas pessoas recorrem ao seu médico de família ou ao pronto-socorro. Sem outras opções, recorremos ao que conhecemos: nossos médicos.
A dor nas costas afeta 4 em cada 10 brasileiros, é uma das principais causas de afastamento do trabalho e gera alto custo ao sistema de saúde.
É um ciclo contínuo.
Um paciente consulta um médico por causa de dor crônica ou recente nas costas. Ele recebe medicamentos ou analgésicos e talvez exercícios gerais para fazer em casa. A dor diminui um pouco, o medicamento acaba e os exercícios são adiados depois de um tempo. Então, as costas voltam a ser afetadas pela vida cotidiana e o processo recomeça.
A fisioterapia é ocasionalmente negligenciada como opção para dor nas costas por não ser uma solução rápida. No entanto, se os pacientes aderirem ao programa, a fisioterapia proporcionará um estilo de vida melhor no dia a dia. A dor e o sofrimento podem chegar ao fim ou a um impasse administrável.
Um fisioterapeuta qualificado desempenha um papel crucial na avaliação, tratamento e prevenção da dor lombar, fornecendo:
- Avaliação abrangente – Avaliação da postura, força muscular, mobilidade articular e movimentos funcionais para encontrar desequilíbrios.
- Plano de tratamento personalizado – Criação de um programa adaptado às suas necessidades e objetivos.
- Exercícios de fortalecimento – Melhoram a força do seu core, das costas e dos músculos de suporte para ajudar com a dor geral na coluna.
- Exercícios de amplitude de movimento – Incorporando exercícios de alongamento e flexibilidade para aumentar a mobilidade da coluna e dos músculos ao redor, além de reduzir a rigidez e a dor.
- Terapia manual – Uso de técnicas práticas, como mobilização articular e manipulação de tecidos moles, para ajudar a reduzir a tensão muscular.